+55 19 3288.0861
química da felicidade: serotonina, dopamina, oxitocina, endorfina

Ative a sua Química da Felicidade: Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Oxitocina

(por Isa Gama)

Olá gente! Acabei de entender como ativar a nossa química interior para gerar com o poder da mente o programa “bem estar” pessoal, aquele que nos traz a sensação de felicidade. Esse efeito ocorre quando temos em nossa corrente sanguínea substâncias que criam essa maravilhosa magia: Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Oxitocina. Podemos sim ser pró-ativos em criar a nossa química da felicidade! Essa é uma mensagem de motivação para cultivar na nossa mente o hábito de ser feliz e ter mais saúde e bem estar.

(Baseado no artigo em inglês de Thai)

Podemos não ter a Árvore do Dinheiro, mas Podemos ter a Árvore da Felicidade

Dopamina, Serotonina, Oxitocina e Endorfinas formam o quarteto responsável pela nossa felicidade. Muitos eventos podem acender esses neuro-transmissores, mas a boa notícia é que existem modos com os quais podemos intencionalmente ocasionar a circulação deles no nosso corpo.
Cultivar um estado emotivo positivo causa impactos significativos na nossa motivação, produtividade e bem estar. Nenhuma pessoa em sã consciência pode se opor a se sentir feliz.

Aí vão alguns simples modos de ativar a sua neuro-química da positividade:

 

Dopamina

A Dopamina nos motiva a tomar atitudes em direção aos nossos objetivos, desejos e necessidades, e também nos proporciona uma ótima sensação de poder pessoal ao atingir nossas metas. Procrastinação, dúvidas interiores, e falta de entusiasmo estão ligados com baixos níveis de dopamina. Estudos com cobaias de ramters mostraram que com baixos níveis de dopamina, as cobaias optavam pela escolha mais fácil e que ofereciam menos comida. Aquelas com maiores níveis de dopamina se esforçavam mais para conseguir o dobro de comida.

Dividir os grandes objetivos em pequenos pedaços, nos permite criar muitas linhas de chegada para comemorarmos, e cada pequena conquista libera dopamina. Porém é crucial realmente celebrar: compre uma garrafa de vinho, vá ao seu restaurante preferido, sempre que você atingir um pequeno objetivo.
Ao invés de ficar com “ressaca” de dopamina com um só grande objetivo, crie novos pequenos objetivos antes mesmo de conquistar o objetivo maior. Assim não se “desperdiça” a dopamina com uma só grande dose, mas nos asseguramos de criar um fluxo contínuo de menores doses, que nos dão a boa sensação de estar se aproximando do objetivo maior.
Um bom empregador ou líder, pode reconhecer os resultados atingidos pelo seu time, por exemplo, enviando um e-mail de congratulação, ou dando um bônus. Esses pequenos atos de inaltecimento irão dar uma injeção de dopamina e um incremento futuro de motivação e produtividade aos empregados.

 

Serotonina
A Serotonina flui quando você se sente significativo e importante. A solidão e a depressão aparecem quando a serotonina se abstém. É uma das razões pelas quais as pessoas entram em gangues e atividades criminais. O Neurocientista da Universidade de Princeton, Brarry Jacobs, explica que a maior parte dos anti-depressivos focam na produção de serotonina.
Refletir sobre sucessos significativos do passado ajudam o cérebro a reviver essas experiências. O nosso cérebro não sabe distinguir o que é real e imaginário, por isso ele produz a serotonina em ambos os casos. Por isso que a gratidão ou o ato de observar a realidade com o prazer de apreciar as coisas belas, é uma coisa muito popular, porque faz o seu cérebro produzir serotonina. Se você precisa de uma injeção de serotonina depois de um dia difícil e estressante, reserve alguns momentos para refletir em vitórias ou sucessos do passado, mesmo pensando em pequenas coisas que fazem cantar o seu coração.
Vá comer ao ar livre ou tomar um café fora para se expor ao sol por 20 minutos; A nossa pele absorve os raios UV que ajudam a produzir Vitamina D e serotonina. Embora a exposição excessiva aos raios UV não seja saudável, a exposição diária por alguns minutos é muito indicada para elevar o nível de serotonina.

 

Oxitocina
A Oxitocina cria intimidade, confiança, e constrói relações saudáveis. É secreta quando homens e mulheres atingem o orgasmo, e pelas mães durante o trabalho de parto e aleitamento ao seio. Os animais rejeitam as suas crias quando a oxitocina é bloqueada. A oxitocina aumenta a fidelidade, e cultiva-la é essencial para criar fortes laços interpessoais e interações sociais significativas.
Muitas vezes a oxitocina é tida como o hormônio do “aconchego”. Por isso, uma simples forma de manter a oxitocina fluindo é dar um abraço em alguém. O Dr. Paul Zak explica que o toque entre as pessoas, além de aumentar o nível de oxitocina, reduz o stress cardiovascular e também melhora o sistema imunitário. Por isso, vá além do tradicional aperto de mão e invista em um sincero abraço! O Dr. Zak recomenda bem oito abraços por dia!
Quando alguém recebe um presente, o nível de oxitossina aumenta. Você pode melhorar as suas relações pessoais e de trabalho através de um simples presente de aniversário.

 

Endorfinas
As Endorfinas são liberadas em resposta à dor e ao stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão. O efeito de entusiasmo e euforia que uma vigorosa corrida te oferece é resultado das endorfinas que o cérebro produz. Similar à morfina, as endorfinas agem como analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção de dor.
Junto com exercícios regulares, rir é uma das formas mais fáceis de induzir a produção de endorfina. Mesmo a antecipação e expectativa de um evento que sabemos que nos fará rir, como esperar por um show de comédia, aumenta os níveis de endorfinas. Fazer o nosso senso de humor funcionar, encaminhando aquele email engraçado, e encontrando muitas pequenas coisas do que rir durante o dia é um ótimo método para manter o médico bem longe da gente!
Aromaterapia: os odores de baunilha e lavanda são ligados com a produção de endorfinas. Estudos mostraram que chocolate amargo e comidas picantes também causam a liberação de endorfinas pelo cérebro. Mantenha alguns óleos perfumados e chocolate amargo na sua escrivaninha para uma rápida injeção de endorfina!

 

O segredo está em sentar-se no banco do piloto do carro da sua vida, ou seja, tome você mesmo o controle! Ao invés de ficar esperando que a felicidade apareça de repente, essas estratégias podem agir como um ótimo catalisador para você criar o hábito de ser pró-ativo e trazer a felicidade para a sua vida!

 

Valeu!
Amor em você!

Feliz Natal e Ótimo Ano Novo!!

P.S.: São muito bem vindos comentários, sugestões e a tua opinião! Escreva-nos aqui embaixo e nos acompanhe no facebook https://www.facebook.com/jayainsights

 

Captura de Tela 2016-08-20 às 18.57.43

 

There was an issue loading your timed LeadBox™. Please check plugin settings.
Tags: , , , , , , , , ,

Isa Gama

24comentários

24 dez, 2014

Bem Estar,  Felicidade

Comentários

Eliane

/09 dez, 2017

Sou uma pessoa alegre e otimista, porém nos últimos 2 anos tenho me sentido apática, triste e sem motivação, hoje resolvi pesquisar p saber se encontrava algo que me trouxesse alguma luz, foi quando encontrei o site de vocês.
Anotei tudo, seguirei a risca.
Tenho a certeza que irá me ajudar muito!
Gratidão
Gratidão
Gratidão

/10 dez, 2017

Oi Eliane,

Entendo perfeitamente o que vc fala… Eu também passei por um período assim sem motivação e tudo parecia cinza.
Por isso que insisto sobre o fato de tomar as rédeas da própria existência, e se colocar em ação para que essas sensações mudem, pois afinal, somos todos capazes de atingir uma química da felicidade quando decidimos com firmeza que isso aconteça.

É claro que ainda tenho dias que me sinto pra baixo, mas aprendi que a dor faz parte do processo que é viver. Mas se cultivamos práticas construtivas que elevam a nossa auto-estima, como focalizar e dar valor às pequenas coisas belas do dia a dia, é possível aprender a criar felicidade na maior parte do tempo de nossas vidas!

Um forte abraço e espero de coração que essas dicas te ajudem a superar esse momento.
Beijos,
Isa
A sua grandeza é a sua natureza!

PS- Lembre-se: você não é assim, é só um momento que passará se você tomar uma atitude. E o primeiro passo, que é o mais importante, você já deu! (Você se deu conta que pode mudar. E pode mesmo!)

Leonardo

/07 jul, 2017

boa tarde, ótimo artigo, há algum tempo tenho perdido os prazeres da felicidade, não consigo explicar muito bem, mas antes eu sentia aquela magia da felicidade sempre, e hoje sinto muita falta, estou na luta para sentir aquela magia de novo, é algo que não da para explicar, um sentimento de liberdade, acho que poucos vão entender

/10 jul, 2017

Oi Leo, entendo o que você está dizendo…

Pela minha experiência pessoal, eu também tive um período que perdi meu lado mais radiante e animado. Mas no fundo eu sabia que não era aquela pessoa apagada e sem vida. Foi aí que comecei a buscar atividades de crescimento pessoal, e a praticar coisas que me lembravam quem eu sou realmente. Todos nós temos uma chama de ânimo dentro e ela precisa ser sempre nutrida, para que não se apague.

A felicidade pode ser encontrada nas mais pequenas coisas que fazemos no nosso dia-a-dia, apreciando cada momento, nos relembrando constantemente o quanto a vida é um milagre e uma oportunidade de se maravilhar, mesmo nas dificuldades. Mas é preciso se exercitar, alimentar a mente com coisas positivas, agir de modo positivo e ver tudo como uma experiência que traz a possibilidade de crescer como pessoa.

É normal ter momentos em que estamos para baixo, e eles servem para que possamos sentir com mais intensidade a magia da vida. Sem a escuridão não há iluminação. Mas para encontrar a magia e a liberdade de novo, é preciso cultivar.

Comece se colocando algumas perguntas:

1) Por quais coisas eu sou feliz?

2) O que me entusiasma?

3) Por quais coisas eu sou grato?

4) O que me faz brilhar os olhos?

5) Que pessoas eu admiro e quem me admira?

6) O que eu posso fazer hoje para fazer o meu dia melhor ou especial?

Um beijo e tuuudo de bom!
Isa.
Fundadora do Desenvolvimento Natural
A sua grandeza é a sua natureza

Humberto a da silva

/29 mai, 2017

Isa muito bom. Tem algum complexo vitamínico rico nos quatros transmissores naturais da felicidade? Onde comprar, você já fez uso? Obrigado

/30 mai, 2017

Oi Humberto! Legal que vc curtiu! Pra ser sincera eu não conheço nenhum complexo com os quatro hormônios. Seria mesmo maravilhoso se existisse a pílula da felicidade! hahaha! Mas não acredito que exista…

De todo jeito, para tudo na vida é preciso treino e perseverança. Te garanto que praticar com regularidade essas dicas do artigo trazem SIM maior felicidade para sua vida, e você passa a ter maior clareza de como lidar com as emoções difíceis.

Um abraço e até mais!
Isa

[…] JAYA ESPAÇO CORPO […]

franz

/14 fev, 2017

cara,,tuas informacóes cabem no estreito das respostas, vc consegui desfiar a comprensão, vou te levar a meu nivel…..

/15 fev, 2017

Olá Fraz!
Valeu!
bjos e tudo de bom!

Sylvia

/22 out, 2016

Adorei ,esclarecedor,
obrigada

/14 nov, 2016

Olá Sylvia!
Que bom que você curtiu! Nós temos um corpo tão fenomenal e milagrosamente sábio! Vamos aproveitar e ativar essa química da felicidade! Afinal estamos aqui para que, se não para sermos felizes?
Forte abraço e até mais!
Isa

Eugênio

/16 mai, 2016

Excelente matéria. Me foi muito útil. Meus parabéns!
Abçs.

/16 mai, 2016

Oi Eugênio! Que bom que você gostou! Fico bem feliz em ver que o que escrevi foi útil (mesmo que tenha sido uma tradução).
Estou com um projeto que divulga mais coisas sobre crescimento pessoal no site Desenvolvimento Natural (http://desenvolvimentonatural.com.br). Cadastre-se lá e aí vc pode acompanhar as coisas novas que posto.
Abraços,
Isa.

Aledson

/01 mai, 2016

Muito boa mateira trabalho como palestrante motivacional e nunca vi esse quarteto, vou utilizar. Meu legado é deixar as pessoas mais felizes, e isso Isa vai ajudar muito.

Um forte abraço.

/02 mai, 2016

Oi Aledson, tudo bem? Que bom que vc gostou do artigo! Vai com certeza ajudar nas suas palestras de motivação, porque é mesmo bem curioso como nossa química influi na nossa felicidade! Adorei saber que vc está comprometido em fazer as pessoas mais felizes! Isso é muito nobre e amor gera amor!
Um forte abraço!
Isa.

Ariane

/30 mar, 2016

Isa, a serotonina pode ser liberada através da massoterapia?

/01 abr, 2016

Oi Ariane! Na verdade não sou uma especialista neste ramo. Mas com certeza a massoterapia libera ocitocina, pois é o hormônio ligado ao toque. Creio que a serotonina também, por ser uma atividade prazeirosa, e no prazer sempre temos um pouco de serotonina circulando!
bjos e valeu!
Isa

edjanefilhos@hotmail.com

/03 mar, 2016

Muito bom…amei

/03 mar, 2016

Que bom que gostou!!! fico bem feliz! E a minha química se ativa! hahaha! bjos,
Isa Gama
http://desenvolvimentonatural.com.br

Alesandra

/18 jan, 2016

Fantástico. Eram exatamente estaan informações que eu precisava. Muito obrigada por repassar seu conhecimento. Valeu.

/18 jan, 2016

Olá Alessandra! que bom que você gostou! Só lembro que este conhecimento não é meu diretamente, esse artigo é uma versão “revistada” do artigo em inglês de Thai: http://www.finerminds.com/happiness/tap-into-your-happy-chemicals-dopamine-serotonin-endorphins-oxytocin/
Valeu e amor em você!
Abraços,
Isa.

Anonimo

/26 dez, 2015

VCs ajudam e inspiram a acreditarmos na verdade

/18 jan, 2016

Obrigada pelo pensamento positivo! A nossa intenção é realmente ajudar as pessoas a se encontrarem e se sentirem bem com elas mesmas!
Abraço.

Carla

/03 dez, 2015

Algo

Digite um comentário

Enviar

Resolva a equação! *